Os núcleos escolares têm papel fundamental na formação do caráter, da personalidade e da consciência dos jovens. É inevitável que os princípios educacionais venham de casa, as figuras paternas de uma criança influenciam muito diante de suas atitudes. E, de nada adianta o Brasil evoluir apenas dentro dos setores urbanos, com altos índices de analfabetismo nas áreas rurais.
As escolas, não só no Brasil como no mundo inteiro, têm o dever de desenvolver a índole década jovem, de modo que, nenhum cidadão caia nas mãos da alienação proveniente da mídia. É essencial que todo individuo tenha, ao menos o mínimo de escolaridade para que possa defender e argumentar suas ideologias.
Porém, não há sentido explicar as funções da escola, sem antes, citar o mais importante dos agentes sociais: a família. É em casa onde se dá a origem da educação. Existem estudos filosóficos e sociais que afirmam como o filho se espelha no pai.
Seja em casa ou na escola, sempre haverá desigualdade em termos de educação se for investido dinheiro apenas em áreas urbanas. Segunda dados do IBGE, no nordeste brasileiro, o analfabetismo em áreas rurais é de 38%.